FÓRUM EVANGÉLICO
Paz do Senhor Jesus.

Por favor, cadastre-se e ajude-nos a manter uma boa colocação no google, espalhando com isso, o evangelho do Senhor Jesus, para juntos, mostrarmos que o verdadeiro evangelho, não se parece nem um pouco com o que vem ocorrendo hoje.

Toda Honra e Glória ao Senhor,
Equipe Apologética

Participe do fórum, é rápido e fácil

FÓRUM EVANGÉLICO
Paz do Senhor Jesus.

Por favor, cadastre-se e ajude-nos a manter uma boa colocação no google, espalhando com isso, o evangelho do Senhor Jesus, para juntos, mostrarmos que o verdadeiro evangelho, não se parece nem um pouco com o que vem ocorrendo hoje.

Toda Honra e Glória ao Senhor,
Equipe Apologética
FÓRUM EVANGÉLICO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DEUS ALGUMA VEZ TENTOU ALGUÉM?

Ir para baixo

DEUS ALGUMA VEZ TENTOU ALGUÉM? Empty DEUS ALGUMA VEZ TENTOU ALGUÉM?

Mensagem  Equipe Apologética Dom Dez 25, 2011 7:01 pm

Deus alguma vez tentou alguém?

Deus nunca tentou ninguém. Tg 1:13

Muitas pessoas foram tentadas por Deus. Gn 22:1, II Sm 24:1, Mt 6:13

Textos

Deus nunca tentou ninguém:
Tg 1:13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Muitas pessoas foram tentadas por Deus:
Gn 22:1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Mt 6:13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Obs.: Caracteres e frases hebraicas apresentadas aqui estão invertidas. Isso ocorre porque a codificação de internet latino-americana (ocidental) inverte os caracteres automaticamente e não é possivel desfazer isso, pois senão os caracteres latino-americanos (ocidentais) é que acabam ficando invertidos.

Para quem tem conhecimento em hebraico, leia da esquerda para a direita e de cima para baixo. O correto, se possível, seria de cima para baixo e da direita para esquerda.

Descontradizendo

Primeiro gostaria que vocês lessem todo o contexto do capítulo 1 da carta de Tiago:

Tg 1:1-18 - 1 Tiago, servoa de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas rovações,
3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.
6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,
8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição.
10 E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em condição humilde, porque o rico passará como a flor do campo.
11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.
12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.
15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.
16 Meus amados irmãos, não se deixem enganar.
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.
18 Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Todos concordam que o texto está dizendo que Deus não tenta a ninguém a que o ser-humano é tentado pelos desejos do seus coração.

Mt 6:13 - E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

A NVI diz: "Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal...".

Jesus está apenas clamando ao Pai para não permitir que sobrevenha sobre os discípulos tentação que eles não possam suportar.

O texto diz "- Não deixes!" e não: "- Não nos tente!".

II Sm 24:1 - E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

Incitou = Estimulou, instigou, exortou, encorajou.
Uma conotação bem diferente da descrita em Tiago. Em Tiago fala de pecado pessoal de uma pessoa que diz que foi Deus quem o tentou a pecar e por isso ele pecou. Aqui estás sendo colocado num aspecto de ordenança. Deus mandou Davi fazer o senso. Não tem nada a ver com algum pecado que Davi tenha feito.

Veja bem, que Israel tinha errado e como conseqüência Deus incitou a Davi. A Bíblia do Cético está tentando nos dizer que Israel pecou porque Deus incitou a Davi.

Deus não tentou a Davi. Deus ordenou (incitou, encorajou) que ele fizesse o senso.

Gn 22:1 - E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Eu tenho uma pergunta:

Será que Deus não sabia de fato o que havia dentro do coração de Abraão?

R: Qualquer cristão neste mundo sabe que sim.

Então por que Deus o provou?

R: Porque Abraão não conhecia o seu próprio coração.

O significado das palavras:

TENTADO = adj.Seduzido; atraído.

PROVA = Demonstração; testemunho.

PROVADO = adj.Demonstrado; experimentado.

Vamos ver no hebraico (lingua original do AT)

Gn 22:1 - א ויהי אחר הדברים האלה והאלהים נסה את אברהם ויאמר אליו אברהם ויאמר הנני

נסה - nacah "naw-saw" - Significa prova; provação; demonstração.

Parafraseando segundo o dicionário:

Observe que se usarmos a NVI e dentro dela trocarmos as palavras provação e tentação por seus adjetivos no dicionário, ela toma outro sentido.

Tiago 1
vs.2-3 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas experiências, pois vocês sabem que a demonstração da sua fé produz perseverança".

vs.12 - "Feliz é o homem que persevera no testemunho (demonstração), porque depois de aprovado (demonstrado) receberá a coroa da vida,...".

vs.13 - "Quando alguém for seduzido (ou atraído), jamais deverá dizer: "Estou sendo seduzido (ou atraído) por Deus". Pois Deus não pode ser seduzido pelo mal, e a ninguém seduz".

vs.14 - "Cada um, porém, é seduzido pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido".

Agora vejamos Gn 22:1:

"Passando algum tempo, Deus pôs Abraão à demonstração, dizendo-lhe...".

Concluindo:

Provação é algo bem diferente de tentação.

Deus não tentou Abraão! Deus provou Abraão!

Tentação é algo relacionado ao desejo pecaminoso do coração humano.

Provação é algo relacionado as situações e dificuldades da vida, a qual não tem nada a ver com pecados ou desejos do coração.

O texto pela NVI:

Tiago 1
vs.2-3 - "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois sabemos que a prova da sua fé produz perseverança".

vs.12 - "Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá...".

vs.13 - "Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: "Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta".

vs.14 - "Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido".

Gn 22:1 - "Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova...".

Pipe Desertor e Dr. Calvin
Equipe Apologética
Equipe Apologética
Admin

Pontos : 426
Localização : RUA CORONEL XAVIER DE TOLEDO, 65 - LOJA 8D - CENTRO - SÃO PAULO

http://www.forumevangelico.org

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo